domingo, 29 de julho de 2012

Apreciação a "UM CAPPUCCINO VERMELHO"

O segundo autor a responder ao meu desafio lançado no Goodreads foi  o Tiago Gonçalves, autor de "De Uma Só Sorte" e "Não Fomos Nós Dois". Aqui fica a sua opinião:
«A escrita do Joel é bastante gráfica, fluída, simples e vibrante, a acção segue com descrições rápidas e concisas, que transmitem o essencial para vermos a história e como ela vai "andando" pelo papel.
Confesso que não sou o maior fã deste tipo de livro, geralmente, pois apresenta-se como um thriller ou mesmo um policial, aparentemente, mas vejo também ali traços de romance.. o Joel pode dizer melhor. O que sei é que gostei, o Joel cativa, prende na história e no enredo, bom por sinal.
Acredito que o Joel podia ter melhorado, talvez tornar menos repetitivo a meio, abreviando a acção de algumas personagens, pois tornou-se previsível a narração da outra personagem, ou seja, era escusado ter-se alongado tanto. No início não, apenas mais quando ia caminhando para o fim da história. Ai, fim, surpreendente, o Joel troca as voltas e dá o final ideal, um completamente imprevisível mas extremamente lógico.
A qualidade de escrita do Joel é inegável, é directo e explícito, sempre com uma lógica inerente. Acredito apenas que tem de trabalhar um pouco a construção da história em si, para não se tornar repetitivo (às vezes os editores ajudam nisso). Mesmo assim louvo o Joel pois nunca cansa nem aborrece ao longo do livro, a sua forma de escrever não o permite, tal o dinamismo. O Joel está, por isso, de parabéns, sobretudo tratando-se de uma primeira obra. Gostei, e não costumo gostar deste género literário.»

Sem comentários:

Enviar um comentário